Pão a Pão

Perguntámos a uma estudante síria a viver em Lisboa do que tinha mais saudades. Ela respondeu: “Pão sírio!” Este foi o ponto de partida para um projecto de integração absolutamente pioneiro em Portugal: um restaurante de comida árabe, o Mezze, onde se dá formação e emprego a refugiados do Médio Oriente

Aproveitamos as competências que muitas mulheres e jovens trazem consigo e damos-lhes as ferramentas para que o seu trabalho — e a sua identidade — sejam valorizados

Estamos assim a gerar soluções de empregabilidade sustentável e a contribuir para uma verdadeira inclusão, num modelo que pretendemos replicar em vários pontos do país. E porque a integração é um processo bidireccional, achámos importante organizar também workshops e debates, que ajudam a aproximar, a diminuir o desconhecimento e a esbater preconceitos.

O primeiro Mezze abriu em Lisboa, no Mercado de Arroios, em Setembro de 2017. Tem sido destacado como um exemplo de sucesso na integração de refugiados, nomeadamente pelo primeiro-ministro António Costa, pelo Presidente Marcelo Rebelo de Sousa e pelo comissário europeu responsável pelas migrações, assuntos internos e cidadania, Dimitris Avramopoulos.

O Mezze foi eleito em Outubro de 2018 Figura do Ano na Gastronomia, pelo Congresso Nacional de Cozinheiros, devido ao “forte contributo social prestado à gastronomia portuguesa”

A Pão a Pão venceu ainda o prémio de empreendedorismo social da Fundação PSA - Peugeot Citroen (França) e também da Julia Taft Grant (atribuído pelo Departamento de Estado dos EUA) para projectos destinados a refugiados.

Sabia que?

Mezze significa refeição de partilha, com amigos ou com a família. É uma festa de pequenos pratos coloridos e apetitosos onde nunca falta o pão, para ser degustada com tempo. O mezze pode ser quente ou frio, doce ou salgado, subtil ou condimentado. Mas tem de ser sempre delicioso.
Siga-nos